Universidade Técnica de Munique (TUM)

A Universidade Técnica de Munique (TUM), fundada em 1868, está entre as melhores universidades da Europa.  A TUM formou 13 ganhadores do Prêmio Nobel e vários inventores. Desde 2006, possui o título de “Universidade de Excelência”, uma iniciativa do Governo Federal da Alemanha e do Estado da Baviera, onde Munique está localizada. 


A instituição oferece 140 cursos e tem cerca de 38 mil estudantes, dos quais 20% são estrangeiros. A TUM possui 13 faculdades,  três centros integrados de pesquisa, seis institutos científicos centrais e por volta de 500 professores. 

Com a América Latina, a TUM mantém acordos de parceria com 13 universidades dos países de língua hispânica e nove do Brasil, onde é parceiro  do programa brasileiro “Ciência sem Fronteiras”. A universidade já recebeu mais de 200 bolsista brasileiros dentro deste programa, do qual participa desde 2012.  

Uma parceira estratégica da escola de pós-graduação da TUM é a Universidade Federal de Campinas (UNICAMP). Desde 2011, a TUM coordena a rede científica interdisciplinar “Tumbra”, que analisa a biodiversidade e o uso sustentável do solo, em conjunto com três universidades brasileiras: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal do Rio Grande no Norte (UFRN) e a UNICAMP.

Outro programa de sucesso é o consórcio “Eubranex” (European-Brazilian Network for Academic Exchange), coordenado pela Universidade Técnica de Munique. A rede reúne 20 instituições de ensino superior de excelência, sendo 11 no Brasil e nove na Europa. 

A TUM ganhou ainda mais força no Brasil em 2012, com a inauguração de seu escritório para América Latina dentro do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) em São Paulo.
 

Contato:
Sören Artur Metz
Liaison Officer América Latina
Tel.: +55 (11) 5189-8320
E-mail: [email protected]
www.tum.de

Cooperadores