Programa CLIENT II – Parcerias internacionais em inovações sustentáveis

O Ministério Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF) anunciou no início de janeiro bolsa de fomento para o programa “CLIENT II Internationale Partnerschaften für nachhaltige Innovationen”, que faz parte do programa FONA 3 (Forschung für Nachhaltige Entwicklung).

O foco do programa CLIENT II é promover parcerias com selecionados de países emergentes e em desenvolvimento, englobando desafios específicos ao país parceiro, assim como soluções sustentáveis e eficientes como matéria-prima e reciclagem, gestão da água, eficiência energética e mudança climática, adaptações às alterações climáticas, gestão territorial, sistema energético sustentável e riscos naturais.

A participação para o Brasil está focada nas áreas de matéria-prima e reciclagem com foco em inovações sustentáveis. O processo de aplicação será em duas fases, sendo a primeira constituída do esboço do projeto, seguida de um pedido formal de financiamento. Na primeira fase, o prazo para as aplicações (em formato eletrônico) vão até 31 de maio de 2019.

Para mais informações de como participar do programa CLIENT II, além das exigências, regras e pré-requisitos, clique aqui!

Cooperadores