DWIH-SP na 67ª Reunião Anual da SBPC

O Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo (DWIH-SP) estará mais uma vez na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A 67ª edição acontecerá na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de 12 a 18 de julho, e, inspirada no Ano Internacional da Luz, terá "Luz, Ciência e Ação” como tema. O DWIH-SP coordena a participação de uma significativa delegação alemã. Além de marcar presença com um estande de 48m2 na ExpoT&C, a Alemanha contribuirá em três momentos com o programa da Reunião Anual.

Em parceria com a SBPC, o DWIH-SP oferecerá aos participantes da Reunião Anual a mesa-redonda “A Gestão da Qualidade no Ensino Superior entre Políticas Governamentais e Rankings” na terça-feira, dia 14/7, das 13 às 15 horas, no Auditório 1 da biblioteca da UFSCar. Para este debate, o DWIH-SP trará da Alemanha o professor Philipp Pohlenz, da Universidade Otto von Guericke (OVG), de Magdeburgo. Agraciado com o Prêmio Ulrich Teichler, da Sociedade de Pesquisa sobre Ensino Superior (GfHf), Pohlenz também dirige o Centro para o Desenvolvimento da Qualidade no Ensino e na Aprendizagem (ZfQ), da Universidade de Potsdam.

Em sua palestra, Pohlenz abordará o tratado de Bolonha e outros desenvolvimentos institucionais ocorridos no ambiente universitário e discute como a universidade pode responder de forma eficaz a essas mudanças utilizando a gestão da qualidade como ferramenta de autorreflexão. O sociólogo Luiz Roberto Liza Curi, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), e a jornalista Sabine Righetti, criadora do Ranking Universitário da Folha (RUF), falarão, por sua vez, sobre controle de qualidade da educação no Brasil, bem como sistemas de rankings e metodologia do RUF, respectivamente. A moderação será feita por Martina Schulze (DWIH-SP/DAAD) e um representante da SBPC. A mesa-redonda terá tradução simultânea.

Outros dois cientistas da Alemanha farão palestras na Reunião Anual. O professor Andreas Pyka, da Universidade de Hohenheim, falará sobre “Transformations of Economic Systems: The Bioeconomy Case”, na quarta-feira, dia 15/7, às 10h30, no Auditório 1 da biblioteca da UFSCar. Na sexta-feira, será a vez do físico Axel Pelster, da Universidade Técnica de Kaiserslautern, apresentar no workshop “Light: Life and Science”, às 10h30, a palestra “Bose-Einstein condensation of atoms and photons - A tentative overview about similarities and differences”, no Auditório Bento Prado Jr., próximo ao Departamento de Química da UFSCar.

No estande do DWIH-SP na ExpoT&C, estarão representadas as seguintes instituições alemãs: Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG), Fundação Alexander von Humboldt, Freie Universität Berlin (FU Berlin), Universidade Técnica de Munique (TUM), Westfälische Wilhelms-Universität Münster (WWU Münster), aliança UAS7 de universidades de ciências aplicadas, Aliança Universitária da Região do Ruhr (UA Ruhr), Sociedade Fraunhofer, Brasilien-Zentrum de Baden-Württemberg na Universidade de Tübingen, Associação Leibniz, CLIB2021  Cluster de Biotecnologia Industrial, Centro Universitário da Baviera para América Latina (Baylat), Universidade Otto von Guericke (OVG) de Magdeburgo, Baden-Württenberg International (bw-i), Universidade de Hohenheim e TU Kaiserslautern.

A programação da Reunião Anual da SBPC contará com numerosas conferências, mesas-redondas, minicursos, encontros, sessões especiais e assembleias, entre outras atividades. Em paralelo, acontecem também a SBPC Jovem, a ExpoT&C e a SBPC Mirim.

Clique aqui para mais iformações.

 

Tags: 

Cooperadores