Congresso Brasil-Alemanha de Inovação reforça debate sobre indústria 4.0

Evento reúne representantes do governo, de empresas e ICTs, do Brasil e Alemanha

Nos dias 27 e 28 setembro, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), com a parceria do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo), promove o 6º Congresso Brasil-Alemanha de Inovação. O evento será realizado na sede da Investe SP, na capital paulista, e irá reunir representantes do governo, de empresas, instituições de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I), do Brasil e da Alemanha, para discutir as tendências em inovação. A proposta é dar sequência às discussões sobre indústria 4.0 e digitalização dos anos anteriores.

As palestras e os painéis de discussão contarão com a participação de executivos de primeiro escalão, como Antonio Lacerda e Wolfram Anders, vice-presidentes da BASF e Bosch, respectivamente; e Jaime Müller, COO da SAP. Pesquisadores e outros atores do ecossistema de inovação também integrarão os painéis. Entre eles, o pesquisador do Fraunhofer Institute for Experimental Software Engineering (IESE) e diretor da Software Technologie Initiative (STI), Thomas Jeswein; a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gianna Sagazio; e o secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Rafael Moreira.

Da área científica, participam ainda Carsten Dreher, da Freie Universität Berlin, que falará no painel sobre oportunidades e desafios para inovar; Ulrich Petschow, do IÖW (Instituto de Pesquisa para Economia Ecológica), que abordará o papel do empreendedorismo e da inovação social; e Carlos Eduardo Pereira, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Social (Embrapii).

Pereira apresentará os resultados das pesquisas feitas no âmbito da Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura (Bragecrim), que teve o objetivo de apoiar e financiar projetos conjuntos entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães na área de tecnologia de manufatura avançada. O programa durou dez anos, sendo resultado de um acordo entre e Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A terceira fase do projeto termina este ano, mas alguns projetos terão seu fomento prorrogado.

Prêmio – Em linha com a iniciativa Startups Connected da AHK São Paulo, que atua para conectar suas empresas associadas a startups, o primeiro dia do evento será encerrado com a cerimônia de entrega do Prêmio Startups Connected. A premiação tem o objetivo de reconhecer startups que tenham soluções inovadoras para os desafios propostos por grandes empresas.

O DWIH São Paulo apoia a categoria ‘Alemanha’ do prêmio, dando suporte para que seu vencedor venha ao Brasil para receber a premiação e realizar contatos com empresas e instituições de C,T&I.

Em paralelo à programação, será estimulada a interação entre participantes, representantes de startups, empresas e instituições por meio de atividades e espaços exclusivos.

No evento, eles também poderão conferir duas exposições: uma sobre digitalização e tecnologias disruptivas e outra sobre mobilidade urbana sustentável. E terão à disposição foodtrucks com opções diversificadas de comida. 

Esta edição do Congresso tem a parceria institucional do DWIH São Paulo e o patrocínio das empresas BASF, Bayer, Bosch e Siemens.

Serviço:

6º Congresso Brasil-Alemanha de Inovação

Data e horário: 27 e 28 setembro, das 9 às 17 horas.
Local: Investe SP (Av. Escola Politécnica, 82, Rio Pequeno – próximo à USP).
Programação e inscrições gratuitas aqui:  http://www.inobrasilalemanha.com.br/

 

Cooperadores