Bauhaus comemora centenário com concurso para designers

Bauhaus comemora centenário com concurso para designers
Bauhaus comemora centenário com concurso para designers

Em comemoração ao centenário da Bauhaus, visionária escola de design na Alemanha, foi lançado o concurso “beyond bauhaus - prototyping the future" (para além da Bauhaus – prototipando o futuro), que tem como objetivo premiar ideias inovadoras de design que ofereçam respostas criativas para os desafios sociais, ambientais e globais da atualidade.

O concurso está aberto a designers de todas as áreas, seja da pesquisa básica de materiais à moda, passando por design de produto, arquitetura e urbanismo, assim como mobilidade e novas tecnologias (como corte a laser ou impressão 3D). Empreendedores, empresas, iniciativa privada, startups, universidades, instituições de pesquisa e centros de ensino superior também podem participar do concurso.

Serão premiadas 20 ideias que contribuam para um futuro mais sustentável e justo. Os projetos podem estar em fase de desenvolvimento ou já implementados. Os vencedores farão uma viagem a Berlim, onde terão a oportunidade de apresentar a iniciativa, ampliar suas redes de contatos e participar de uma série de eventos.

O prazo para submissão é 31 de março. Um júri internacional selecionará os vencedores que serão convidados a participar com seus projetos das comemorações oficiais do Centenário da Bauhaus em Berlim, que deve acontecer de 16 de agosto à 1º de setembro de 2019. Os custos de viagem e estadia serão oferecidos pelos organizadores.

A competição é apoiada pelo Ministério Federal das Relações Externas da Alemanha (AA), pela Lotto Foundation Berlin e pela SAP SE.

Para mais informações em inglês, acesse: www.beyondbauhaus.com . Já para ter acesso ao flyer em português do concurso, clique aqui!

Sobre o concurso:    
„beyond bauhaus – prototyping the future“
Inscrições através do link: www.beyondbauhaus.com      
Candidaturas até o dia 31 de março de 2019.         

Saiba mais sobre o concurso!

Sobre a Bauhaus:
A escola de design Bauhaus foi criada pelo arquiteto Walter Gropius em 1919, na cidade de Weimar, na Alemanha. Até hoje sua influência faz-se presente na arte contemporânea. A escola Bauhaus (que significa, em alemão, “Casa da Construção”) foi uma das mais expressivas e influentes instituições de arte do século XX e tinha como eixo central de desenvolvimento artístico o design arquitetônico, que se complementava com as mais variadas expressões artísticas. O idealizador da Bauhaus, arquiteto Walter Gropius (1883-1969), era fortemente influenciado pelas vanguardas modernistas europeias e ele próprio pretendia que a Bauhaus fosse um dos “carros-chefes” do modernismo.

Saiba mais sobre a bauhaus e sobre o arquiteto Walter Gropiusaqui!

 

Cooperadores