Freie Universität (FU) Berlim

A Freie Universität (FU) Berlim é uma instituição de excelência com orientação internacional, que possui cinco escolas de graduação e três grupos de pesquisa premiados na Iniciativa de Excelência, um dos instrumentos de fomento do governo alemão para a pesquisa universitária de ponta. 

Além disso, a FU é uma das onze universidades que recebem fundos do governo alemão, com financiamento aprovado até 2017. Por ser uma universidade abrangente e de grande tradição, a FU oferece em seus 12 departamentos e três institutos centrais mais de 150 programas acadêmicos, como bacharelados e mestrados, em variadas áreas. As pesquisas concentram-se em Ciências Biológicas, Estudos Regionais e Ciências Humanas, produzindo, na Alemanha, estudos singulares nessas áreas.  Atualmente, a universidade possui cerca de 28 mil estudantes.

Como parte da International Network University, ela mantém escritórios em sete regiões do mundo, um deles operando na cidade de São Paulo desde 2010. Os objetivos do escritório são reforçar a cooperação científica e o intercâmbio acadêmico entre a FU e universidades e centros de pesquisa do Brasil e da América do Sul, além de atrair estudantes e pesquisadores da região para a FU.

A Universidade Livre de Berlim conta com o Centro de Pesquisa de Estudos Brasileiros (Forschungszentrum Brasilien). Ele concentra suas atividades em projetos voltados às Ciências Sociais e aos Estudos da Cultura, pensando o Brasil no contexto mundial. O centro faz parte do Instituto de Estudos Latino-Americanos (LAI), uma instituição interdisciplinar, fundada em 1970, dedicada à pesquisa e ao ensino. O instituto se divide em seis áreas de Ciências Sociais e Humanas.

Também em Berlim está localizada a sede do Instituto Ibero-Americano da Fundação do Patrimônio Cultural da Prússia (Preußischer Kulturbesitz Stiftung), que dispõe de uma grande biblioteca dedicada aos Estudos Latino-Americanos, além de arquivos e museus - o que torna a capital alemã um centro de referência para esta área de estudos. 

Contato:
Christina Peters
Diretora do Escritório Regional São Paulo
Tel.: +55 (11) 5189-8312
E-mail: [email protected]
www.fu-berlin.de/pt/sites/brazil

Cooperadores