Seminário "Desafios para a democracia no Brasil e no mundo"

Data: 
05/05/2017 
Local: 
São Paulo 
Organizador: 
Fundação Friedrich Ebert e Instituto Goethe 

Os processos econômicos, sociais e culturais relacionados com a globalização colocaram as democracias ante novos desafios e novos conflitos, sobretudo, conflitos culturais que marcam o cenário político. No meio às crises econômicas, sociais e ecológicas globais, forças conservadoras e de direita têm emergido no planeta. Quais são as novas formações da direita? Qual é seu perfil ideológico? São essas forças, uma reação às políticas compensatórias idealizadas para amenizar os efeitos da economia capitalista globalizada? Quais as diferenças com a velha direita? Compreender a natureza da revolta conservadora é fundamental para evitar que ela se transforme em uma ameaça global à democracia.

Para tentar responder algumas dessas questões o Instituto Goethe e a Fundação Friedrich Ebert organizam o Seminário “De novo a direita... desafios para a democracia no Brasil e no Mundo” que no dia 05 de maio, as 16h, na sede do Instituto Goethe.

O Seminário acontecerá no dia 05 de maio, às 16h, no Instituto Goethe (Rua Lisboa, 974 – Pinheiros) em São Paulo e contará com a presença de Wolfgang Merkel, professor de Ciências Políticas e diretor do Departamento de “Democracia e Democratização” do “Centro de Ciências Sociais de Berlim” (WZB); Esther Solano, professora da Unifesp; Pablo Ortellado, Professor da Usp; e Mara Telles, professora da UFMG e Moderação de Paula Miraglia (Nexo Jornal). Para se inscrever, clique aqui.

 

Cooperadores