Leibniz Lecture: "Sex, Touch and Tickle - The Cortical Neurobiology of Physical Contact”

O DWIH-SP apoia este evento

Data: 
24/04/2018 a 26/04/2018 
Local: 
São Paulo, Rio de Janeiro 
Organizador: 
DFG 
Prof. Dr. Michael Brecht

O Prof. Dr. Michael Brecht concederá duas palestras em april no Rio de Janeiro e São Paulo sob o título "Sex, Touch and Tickle - the Cortical Neurobiology of Physical Contact”. Brecht desenvolve pesquisas na área de neurobiologia no Bernstein Center for Computational Neuroscience Berlin e é leitor da Associação Leibniz. Sua abordagem de pesquisa original e trabalho pioneiro em neurobiologia rendeu a ele o Prêmio Leibniz em 2012.

Brecht interessa-se, sobretudo, como o comportamento da atividade neural desencadeia-se.

Para chegar a conclusões ele utiliza uma técnica “in vivo whole-cell”, desenvolvida por ele mesmo, com animais em livre movimentação possibilitando, assim, medições precisas.

Com essa técnica Brecht demostrou que o estímulo de uma célula nervosa pode causar uma resposta motora. Também a conclusão comprovada de que o Córtex Sensorial Primário em determinadas situações é controlado através da percepção e comportamento de células nervosas isoladas e estimuladas. As duas asserções refutaram a popular hipótese de que o comportamento é desencadeado primeiro através da atividade de diversos neurônios.

As técnicas de Brecht se baseiam em métodos que já foram aplicados em roedores anestesiados, mas que ele no entanto foi um dos pioneiros ao aplicar a animais acordados em ativa movimentação. Com sua pesquisa inovadora, Brecht possibilitou uma maior e mais ampla compreensão do processamento de informação em redes neurais.

São Paulo:

Data: 24 de abril, 14:30.

Local: Auditório da FAPESP

Inscrições: www.fapesp.br/eventos/leibniz2018/inscricoes

 

Rio de Janeiro:

Data: 26 de abril, 18:00.

Local: Instituto D’Or

Inscrições: www.tms.aloom.de/dfg-leibniz-lecture/

 

Mais informações: Leibniz Lecture - "Sex, Touch & Tickle - the Cortical Neurobiology of Physical Contact"

Cooperadores