I Painel da Liberdade "Imigração e Desenvolvimento: experiências teuto-brasileiras e desafios atuais"

Data: 
28/06/2017 
Local: 
São Paulo 
Organizador: 
Instituto Friedrich Naumann para a Liberdade 
I Painel da Liberdade - Imigração e Desenvolvimento

O Instituto Friedrich Naumann para a Liberdade realizará em cooperação com o Instituto Martius-Staden dia 28/06/2017, às 20h00 no Espaço Transatlântico, São Paulo, o I Painel da Liberdade "Imigração e Desenvolvimento: experiências teuto-brasileiras e desafios atuais".

Após o painel será oferecido um coquetel de encerramento com comidas típicas alemãs.

As inscrições são gratuitas através do link: goo.gl/ffo44W ​

  • Briefing:

Fluxos migratórios fazem parte da história da humanidade desde os seus primórdios, agindo como uma relevante força motriz ao desenvolvimento econômico e sociocultural em diversas sociedades. Enquanto alguns dos seus efeitos se manifestam no curto/médio prazo e outros desdobramentos só são percebidos décadas depois, é fato que sempre houve e haverá imigração no mundo. No entanto, muitas vezes, diferentes governos não são capazes de se antecipar às externalidades desse fenômeno, de modo a aproveitarem suas oportunidades e minimizarem seus riscos, e tampouco de oferecer respostas efetivas aos desafios deles resultantes.

O tema da imigração ganhou nos últimos anos cada vez mais destaque mundial, impulsionado pelo agravamento de conflitos, guerras-civis, crises humanitárias e regimes autoritários. Qual o significado dos fluxos de imigração para o desenvolvimento socioeconômico dos países emissores e receptores? Em que medida a imigração representa oportunidades e quais são seus principais desafios na atualidade? Quais riscos ela representa e há soluções possíveis para enfrentá-los?

O objetivo do painel é discutir o tema “imigração” no que tange às suas virtudes e oportunidades, bem como aos desafios e riscos para o desenvolvimento de países que convivem com o fenômeno. Ponto de partida para o debate será uma reflexão sobre as experiências teuto-brasileiras relacionadas à imigração desde o séc. XIX, passando aos desafios da atualidade na qual o tema é confrontado com elementos fundamentais para a liberdade econômica, política e cultural em um mundo globalizado. Por fim, dever-se-á também situar a questão da imigração no atual contexto brasileiro.

Moderação: DIOGO COSTA, Mestre em Ciência Política pela Universidade de Columbia, doutorando em Política Econômica pela King’s College London, Professor e Diretor Executivo da Fundação INDIGO de Políticas Públicas.

  • Debatedores:

ECKHARD E. KUPFERDiretor do Instituto Martius-Staden

Jornalista alemão formado pela Goethe Universität Frankfurt, Eckhard Kupfer é desde 2005 Diretor do Instituto Martius-Staden, o maior centro de documentação da imigração alemã na América Latina. É também colunista do portal Brasil-Alemanha e comentarista do programa radiofônico bilíngue AHAI, além de coautor do livro “Cinco séculos de relações brasileiras e alemãs” (Editora Brasileira de Arte e Cultura). Foi também o principal articulista do extinto semanário Brasil-Post.

CHRISTIAN LOHBAUERCientista Político e Professor de Relações Internacionais

Mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com experiência acadêmica na Universidade de Bonn, Alemanha, Christian Lohbauer é professor de Relações Internacionais desde 1998, tendo lecionado em diversas universidades brasileiras. Atualmente é Diretor de Assuntos Corporativos e Governamentais da Bayer. É membro do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional do Instituto de Relações Internacionais da USP. Teve passagens pela Gerência de Relações Internacionais da FIESP e pela Secretaria Adjunta de Relações Internacionais do Município de São Paulo. Foi palestrante em diversas instituições privadas e universitárias no Brasil e no exterior, colunista mensal da revista institucional da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (AHK São Paulo), além de diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (ABEF) e presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR).

MARCELO FARIAPresidente do Instituto Liberal de São Paulo (ILISP)

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP), Marcelo Faria é Presidente do Instituto Liberal de São Paulo (ILISP) e Diretor de Negócios do IMR Group, empresa do setor de tradução. É estudioso da Escola Austríaca de Economia e palestrante em favor das ideias liberais, com atuação marcante nas redes sociais com a criação da “Caneta Desesquedizadora” e do próprio site do ILISP, apontado em março de 2017 pelo Free Market Think Tanks Measured By Social Media como o site liberal mais acessado fora dos EUA em 2016, com 1,2 milhões de acessos únicos ao mês.

Localização: Espaço Transatlântico - Sala Leipzig - Rua José Guerra, 130, Chácara Sto. Antônio, São Paulo/SP.

Cooperadores