Encontro UFC - Alemanha: Conquistas e Perspectivas

O DWIH-SP apoia este evento

Data: 
22/05/2018 a 23/05/2018 
Local: 
Fortaleza (CE) 
Organizador: 
DAAD, REBRALINT, PROINTER e UFC 

O DAAD, a REBRALINT e a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará (UFC) organizam o Encontro UFC - Alemanha: Conquistas e Perspectivas, que acontece nos dias 22 e 23 de maio, a partir das 14 horas, no auditório Raquel Queiroz (CH 2), na Universidade. O envento contará com a presença da Profa. Reseda Streb, representante do DAAD, e do Prof. Fernando Antunes, representante da REBRALINT na UFC.

A diretora do Escritório Regional do DAAD Brasil, Dra. Martina Schulze, fará a abertura do evento e uma palestra sobre a colaboração acadêmica do Brasil com a Alemanha. O evento seguirá com a apresentação de diversas iniciativas entre a Alemanha e o Ceará. Representantes da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Ceará (CCIBAC) e da Associação de Professores de Alemão no Norte/Nordeste do Brasil (APANOR) estarão presente e farão suas contribuições dentro do tema. Serão também apresentados três projetos do PROBRAL que a UFC ganhou recentemente, de um total de 30 aprovações no Brasil inteiro. Além disso, professores da UFC relatarão suas experiências com projetos realizados com parceiros alemães. A partir das 18 horas, haverá uma programação cultural no jardim da Casa de Cultura Alemã.

O segundo dia do evento será dedicado às perspectivas e possibilidades para discentes, docentes e técnico-administrativos da UFC que querem conhecer a língua e cultura alemã ou desejam colaborar com pesquisadores deste país. Haverá uma apresentação das diferentes possibilidades de aprender o alemão na UFC, seguida de depoimentos de ex-alunos que realizaram estágio na Alemanha e que, agora, estão aproveitando esta experiência em sua vida profissional no Brasil. Docentes e discentes da UFC também relatarão suas experiências de intercâmbio acadêmico. Para finalizar, a Profa. Reseda Streb informará sobre programas e bolsas do DAAD em intercâmbio e colaboração científica, havendo também a possibilidade para orientação individual.

Confira aqui a programação do evento.

Fonte: PROINTER

 

Cooperadores