FAU é universidade mais inovadora da Alemanha, segundo a Reuters

Universidade alemã recebe o título de mais inovadora do mundo

A Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU) é a universidade mais inovadora da Alemanha, apontou o ranking de 2018 da Reuters. Na lista geral entre as europeias, a FAU aparece na quinta colocação atrás da belga KU Leuven, das inglesas Imperial College London e Universidade de Cambridge, e da suíça EPFL Lausanne. O resultado foi comemorado na instituição: nas edições anteriores do ranking da Reuters, a FAU aparecia no segundo lugar na Alemanha.

Segundo a metodologia empregada pelo conglomerado américo-canadense, a inovação é medida com base em dez fatores, incluindo o número de publicações, pedidos de patentes e colaborações com a indústria. A FAU conduz pesquisas em colaboração com grandes empresas internacionais como Siemens, Schaeffler e Adidas. Os projetos abordam questões que vão desde energia renovável, saúde, tecnologias médicas a materiais futuros.

Fundada em 1743, a Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg é uma das maiores da Alemanha. A instituição tem cerca de 40 mil estudantes, mais de 250 cursos, 4 mil funcionários na área científica e 500 parcerias com universidades em todo o mundo.

No Brasil, a FAU mantém cooperações com as instituições de pesquisa brasileiras com o apoio do Centro Universitário da Baviera para a América Latina (BAYLAT), sediado na universidade, e do DWIH São Paulo, onde atua como cooperador.

Membros