Concurso Falling Walls Lab Brazil: inscrições prorrogadas até 12/8

Serão selecionadas 15 ou mais propostas para a etapa nacional

As inscrições para o concurso Falling Walls Lab Brazil foram prorrogadas até o dia 12 de agosto. Para participar, basta ter uma ideia inovadora, com potencial de transformação, e submetê-la no site www.falling-walls.com/lab, opção Brazil. Serão selecionadas 15 ou mais propostas para serem apresentadas pessoalmente por seus autores no dia 2 de outubro, na capital paulista, no Espaço de Inovação Ahoy! Berlin São Paulo. Nesta data, ocorrerá a classificação para a etapa mundial do concurso, que levará dois brasileiros para a Alemanha.

Os dois primeiros colocados do Brasil irão defender suas ideias entre 100 concorrentes na etapa mundial, em Berlim, no dia 8 de novembro. Se ficarem entre os três primeiros colocados, terão a oportunidade de apresentarem suas propostas na Falling Walls Conference – evento que acontece no dia seguinte, também na capital alemã.

Independentemente do resultado, eles terão a oportunidade de assistir as apresentações da conferência. Cientistas de renome internacional irão ministrar palestras sobre pesquisas de ponta para uma plateia composta por lideranças globais da ciência, negócios, política, arte e sociedade.

Na viagem, os dois brasileiros também irão conhecer centros de pesquisa e empreendedorismo na Alemanha, com atividades organizadas pela iniciativa Research in Germany, do Ministério da Educação e Pesquisa (BMBF), que visa promover as instituições alemãs de ensino e pesquisa no mundo. Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas dos interessados.

Quem organiza o concurso?
O concurso e a conferência são uma iniciativa da Falling Walls Foundation, instituição alemã sem fins lucrativos que promove discussões sobre pesquisa e inovação, divulgando as descobertas científicas mais recentes. No Brasil, está sendo promovido pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), em parceria com o Centro de Inovação Ahoy! Berlin São Paulo, a Universidade de São Paulo (USP) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

É fácil se inscrever?
É muito rápido e simples. Basta entrar no site www.falling-walls.com/lab, escolher a opção Brazil, e preencher o formulário.

Quem pode participar?
Estudantes de graduação, pós-graduação, jovens profissionais e empreendedores com ideias de qualquer área do conhecimento.

Tem ajuda de custo para participar da etapa nacional?
Se você mora no interior de São Paulo ou em outro estado brasileiro, pode solicitar ajuda de custo para transporte e hospedagem. Os casos serão analisados individualmente após serem selecionados aqueles que participarão da etapa nacional.

Como é feita a seleção dos inscritos para a etapa nacional?
Uma comissão composta por especialistas de diversas áreas fará a seleção dos 15 ou mais candidatos que participarão da etapa classificatória. As propostas serão avaliadas com base nos seguintes critérios: o quanto a ideia é inovadora e relevante, e o quanto a apresentação foi convincente.

Como será a apresentação no dia da classificação?
Cada participante terá três minutos para fazer sua apresentação, em inglês, mostrando a relevância e o poder de transformação de sua ideia para um júri composto por especialistas da academia e do empresariado. Esse formato se repetirá na etapa mundial do concurso.

É uma experiência válida?
De acordo com relatos de outros participantes, é uma experiência única, que pode mudar os rumos da sua vida. Veja por que nesta matéria e neste relato do vencedor da última edição do concurso no Brasil.

 

Membros