Westfälische Wilhelms-Universität Münster (WWU Münster)

Com cerca de 42.500 estudantes a Westfälische Wilhelms-Universität (WWU) Münster é uma das maiores universidades na Alemanha. Sua ampla oferta de estudos e a variedade de linhas de pesquisa, assim como a atmosfera e a qualidade de vida da cidade de Münster, fazem dela um ponto de atração para estudantes e cientistas nacionais e internacionais. Ao contrário dos modernos campi universitários a Universidade de Münster não surgiu do nada, mas se desenvolveu ao longo de seus dois séculos de história. Os institutos e departamentos distribuem-se por mais de 200 edifícios espalhados por toda a cidade.

Mais de 120 disciplinas em 250 cursos de graduação
A oferta de estudos soma mais de 120 disciplinas nas áreas de Ciências Sociais e Humanas, Medicina e Ciências Exatas. Grandes faculdades gozando de excelente reputação como Direito, Economia e Administração, Filosofia ou Medicina atraem anualmente muitos milhares de estudantes a Münster. Mas a Universidade de Münster se destaca também por suas inúmeras pequenas disciplinas, que somente podem ser estudadas em poucas universidades na Alemanha, como por exemplo, Estudos Islâmicos, Geoinformática e Ecologia Ambiental. Ademais, a Universidade de Münster tem uma ampla oferta de programas de mestrado, cursos de pós-graduação estruturados e programas de doutoramento.

Elevado nível de pesquisas
O perfil das pesquisas da universidade é bastante variado. Com seus dois clusters de excelência “Religião e Política“ e “Cells in Motion” (CiM) a universidade posicionou-se entre as universidades alemães de alto nível dentro da chamada “Iniciativa de Excelência”, criada pelos governos federal e estaduais alemães. Outra área de reconhecida reputação científica é a pesquisa clínica básica, na qual médicos e cientistas estudam doenças cardíacas e inflamatórias crônicas. Química Orgânica, Biomedicina Celular,  Análise de Superfícies, Planetologia, Nanoanálise, Medicina Reprodutiva, Estudos sobre a Holanda são outras áreas centrais de pesquisa na universidade.

Internacionalização
Os contatos científicos dos pesquisadores de Münster alcançam todos os continentes. Parcerias oficiais e acordos de cooperação interligam a Universidade de Münster com mais de 550 universidades e institutos de pesquisa em todo o mundo. Com entidades brasileiras contam-se onze acordos institucionais, incluindo as agências de fomento CAPES e FAPESP, e inúmeras parcerias científicas. Em torno de 3.400 estudantes estrangeiros de mais de 100 países estão matriculados atualmente na Universidade de Münster, incluindo inúmeros bolsistas do programa “Ciência sem Fronteiras”. A Universidade de Münster mantém também uma Cátedra Brasil com apoio da CAPES.

Perfil
250 cursos de graduação, 15 faculdades, 42.500 estudantes, 7.00 alunos formados, 548 cátedras, 4.400 colaboradores científicos, 6 cursos de doutorado estruturados nacionais e 4 internacionais, 7 centros de pesquisa colaborativa, 2 clusters de excelência.

 

O Centro Brasileiro da Universidade de Münster
Há mais de 50 anos a Universidade de Münster mantém intensos contatos com pesquisadores e universidades no Brasil. Atualmente existem cerca de 40 cooperações com mais de 20 universidades brasileiras, entre outras nas áreas de biologia, direito, geoinformática, sistemas de informação e farmácia. Em função disso, foi fundado em 2010 o Centro Brasileiro da Universidade de Münster. A missão do Centro Brasileiro é aprofundar as cooperações da Universidade de Münster com o Brasil nos setores de ensino, pesquisa e transferência de conhecimento, bem como aconselhar e apoiar as pessoas e institutos da Universidade nesses campos.

O Centro Brasileiro com seu escritório de contato em São Paulo representa também um serviço de apoio para universidades e estudantes brasileiros interessados em estudar e pesquisar na Alemanha. Ao mesmo tempo deve divulgar, tanto internamente na universidade quanto junto ao público alemão em geral, uma imagem mais autêntica dos potenciais científicos e econômicos do Brasil.

As funções do Centro Brasileiro compreendem:

• Estabelecimento e desenvolvimento de cooperações institucionais
• Iniciação e acompanhamento de projetos de pesquisas
• Identificação de parceiros de pesquisas na Alemanha e no Brasil
• Análise de programas de fomento
• Apoio à transferência de conhecimento
• Intercâmbio de cientistas e estudantes
• Coordenação de um escritório de contato em São Paulo

Áreas prioritária da WWU Münster para cooperação científica e com empresas no Brasil

  • Cluster de Excelência "Religião e Política nas Culturas das Eras Pré-Moderna e Moderna"
  • Cluster de Excelência "Cells in Motion (CiM) – Visualização para o Entendimento do Comportamento Celular em Organismos"
  • Biomedicina Molecular
  • Pesquisa em Baterias
  • Nano(bio)technologia
  • Evolução
  • Planetologia
  • Neuromedicina e Medicina Cardiovascular
  • Inflamação e Infecção
  • Agência de Transferência de Conhecimento (AFO)
     

Contato: 
Anja Grecko Lorenz
Tel. +55 (11) 5189-8316
E-mail: anja.grecko@uni-muenster.de

Dr. Ricardo Schuch
E-mail: vdv488u@uni-muenster.de
www.uni-muenster.de/Brasil

Membros