Fraunhofer-Gesellschaft

A Sociedade Fraunhofer é a maior organização de pesquisa aplicada na Europa. Suas atividades são conduzidas por 80 unidades de pesquisa, incluindo 66 institutos Fraunhofer por toda a Alemanha. Sua equipe é formada por mais de 24 mil pessoas, a maioria pesquisadores e engenheiros, que trabalham com um orçamento de pesquisa anual de mais de dois bilhões de euros.  Deste montante, cerca de 1,8 bilhão de euros é gerado por pesquisa contratada. Mais de 70 % da receita em pesquisa contratada é derivada da indústria e de projetos de pesquisa com financiamento público.

Colaborações internacionais, com parceiros de pesquisa de excelência e com empresas inovativas pelo mundo todo, garantem à Fraunhofer acesso direto às regiões de grande importância científica e econômica, hoje e no futuro. Há centros de pesquisas e escritórios representativos na União Europeia, América do Norte, América do Sul, Ásia e Oriente Médio.

Devido à crescente demanda brasileira por tecnologias inovadoras, a Fraunhofer apostou no grande potencial da introdução de suas inovações tecnológicas e atividades de pesquisa no mercado brasileiro. Aproximadamente um terço de todos os institutos Fraunhofer já desenvolvem algum tipo de atividade no Brasil. O escritório em São Paulo é uma interface com as instituições de pesquisa, universidades e empresas do país e, além disso, liga os institutos Fraunhofer da Alemanha e sua rede de parceiros industriais com o mercado brasileiro.

Os Centro de Projetos Fraunhofer (FPC) no Brasil trabalham em cooperação com parceiros nacionais das áreas de biomassa, bioenergia e infraestrutura industrial. Em 2012 foi inaugurado o Centro de Projetos Fraunhofer para Sistemas e Engenharia de Software na UFBA (Universidade Federal da Bahia) em Salvador, localizado no Parque Tecnológico.  Em 2014, foi inaugurado o Centro de Projetos Fraunhofer para Inovação em Alimentos e Recursos Renováveis no ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), em Campinas. 

Além disso, a Fraunhofer possui um programa de doutorado e apoio a cientistas visitantes em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e em 2015 firmou parcerias com Instituições de Pesquisa como EMBRAPII e SENAI.

Contato:
Andrea Mandalka
Head of Fraunhofer Liaison Office Brazil
E-mail: andrea.mandalka@zv.fraunhofer.de
www.brazil.fraunhofer.com

 

Membros