Workshop "Perspectives on Water Management in Urban Regions"

Data: 
03/10/2016 a 07/10/2016 
Local: 
Essen, Alemanha 
Organizador: 
Deutsche Akademie der Naturforscher Leopoldina; Academia Brasileira de Ciências (ABC); Zentrum für Wasser- und Umweltforschung (ZWU) 

Em maio de 2014, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) promoveu, em parceria com a Academia de Ciências da Alemanha, o simpósio "Water Issues and Ecological Sustainability in Areas of Urbanization". Realizado no âmbito da temporada "Alemanha + Brasil 2013-2014", este evento reuniu 27 jovens pesquisadores com menos de 40 anos (11 alemães e 16 brasileiros) e teve por objetivo discutir a gestão sustentável dos recursos hídricos no Brasil, além de fortalecer a cooperação entre os dois países. 

Como um desdobramento desta primeira reunião, será agora realizado, na Alemanha, no período de 3 a 7 de outubro de 2016, o workshop “How do We Want to Live Tomorrow? – Perspectives on Water Management in Urban Regions”. Tendo como foco os desafios para a gestão de águas urbanas face às infraestruturas urbanas em transformação, o workshop reunirá um grupo de jovens pesquisadores para discutir questões e tópicos de pesquisa que sejam relevantes para o futuro da gestão de recursos hídricos nas áreas urbanas. Os resultados desta discussão serão publicados em um policy report, a ser preparado pelos participantes da reunião. Este documento será posteriormente circulado para gestores e formuladores de políticas públicas, agências de fomento e instituições científicas relevantes, com o intuito de se ampliar a consciência e apoio para as questões e tópicos de pesquisa identificados como prioritários. Como referência, acesse aqui o documento gerado na primeira reunião.

Candidatos: Os candidatos devem ser jovens pesquisadores com no máximo 40 anos, quando da data do workshop. É necessário bom domínio da língua inglesa e doutorado completo. Candidatos podem vir das diversas áreas do conhecimento, desde que suas áreas de pesquisa tenham afinidade com o tema do workshop.

Prazos e Documentos Necessários: Os candidatos devem encaminhar, até 31 de julho, seus CVs (link para currículo Lattes), 1 carta de recomendação e 1 carta da instituição onde trabalha confirmando que o(a) pesquisador(a) terá autorização para viajar para a Alemanha no período do evento, caso venha a ser selecionado(a). O material deve ser encaminhado para vvieira@abc.org.br.

Custos: Passagem e estadia serão cobertos pela organização do workshop. Será de responsabilidade dos participantes a contratação de um seguro viagem.Para mais informações, clique aqui

Membros