Workshop Fraunhofer Project Ashes

Data: 
22/09/2016 
Local: 
Goiânia 
Organizador: 
Fraunhofer UMSICHT 
Fraunhofer UMSICHT

Em 22 de setembo, o Instituto Fraunhofer UMSICHT e parceiros do Brasil e da Alemanha, que realizam a pesquisa sobre o uso sustentável do bagaço de cana, irão promover o Workshop "Project Ashes - Recycling of nutrients from residues of thermo-chemical processing of bagasse/ sugar cane straw" em Goiânia. 

Biomassa lignocelulósica (biomassa seca) é cada vez mais utilizada em processos termoquímicos como combustão ou gaseificação. Dessa forma, a tarefa dessa colaboração teuto-brasileira é melhorar os processos de síntese, com o objetivo de aumentar a eficiência energética e permitir a reciclagem sustentável das cinzas para encerrar os ciclos de materiais.

Durante o Workshop, os diversos parceiros do projeto irão realizar uma breve apresentação de suas instituições, bem como do andamento da pesquisa durante o projeto. O evento abordará os seguintes tópicos:

  • Processamento termoquímico da biomassa por combustão e gaseificação;
  • Produção de energia a partir de biomassa lignocelulósica seca (palha, bagaço);
  • Utilização da biomassa derivada de cinzas para a produção de fertilizantes competitivos no mercado brasileiro, bem como  enchimentos (funcionais) em  compostos de (bio-) polímeros.

O workshop será uma oportunidade para conhecer especialistas não só da ciência, mas também da indústria.

O projeto Asches de cooperação Brasil-Alemanha é financiado pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa. O workshop será realizado em conjunto com os parceiros, da Alemanha: Fraunhofer UMSICHT e IGB, Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), Instituto CUTEC, Centro de Pesquisa Jülich, Instituto Federal de Pesquisa e Testes de Materiais (BAM), TECNARO E Outotec; e do Brasil: Laboratório Nacional Agropecuário (LANGRO), Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

As inscrições são gratuitas e o número de participantes é limitado. Portanto, para garantir sua vaga realize a inscrição até 09 de setembro de 2016 através do e-mail: martin.meiller@umsicht.fraunhofer.de

Horário: das 14h às 17h

Local do Evento:   IFG, Campus Goiânia, Miniauditorio Demartin Bizerra. Rua 75, nº46, Centro, Goiânia. 

Idioma: Inglês

Programação Preliminar:

14:00 Abertura

14:10 Testes de combustão com bagaço e palha de cana-de açucar, Martin Meiller, UMSICHT

14:30 Modificação das condições de incineração, Daniela Baris, KIT

14:50 Gaseificação do bagaço e da palha da cana, Felix Müller, CUTEC

- Coffee break - 

15:30 Combustão e Gaseificação de Leito Fluizado, Ludwig Hermann, Outotec

15:50 Produção de fertilizantes a partir de cinzas de biomassa, Dr. Christian Adam, BAM

16:10 Disponibilidade de Nutrientes das Plantas, Vitalij Dombinov, FZJ

16:30 Discussão

Membros