Humboldt Kolleg 2016

O DWIH-SP apoia este evento

Data: 
03/11/2016 a 05/11/2016 
Local: 
São Carlos - SP 
Organizador: 
Fundação Alexander von Humboldt 

A edição brasileira do Humboldt Kolleg será realizada de 3 a 5 de novembro de 2016 na Universidade Federal de São Carlos, no Centro de Materiais Avançados e Energia, no campus de São Carlos. Os bolsistas e ex-bolsistas brasileiros da Fundação Alexander von Humboldt (AvH), pesquisadores seniores e júniores de grande impacto em suas áreas de atuação, bem como representantes de importantes instituições de CT&I do Brasil e Alemanha têm como objetivo estreitar redes de cooperação interdisciplinares e criar novas formas de aproximação científicas. Na ocasião serão apresentadas oportunidades de estudo e pesquisa na Alemanha, com especial ênfase aos programas da AvH, com o apoio do Clube Humboldt do Brasil.

O tema do evento, “Ambientes: tecnociência e suas relações com a sustentabilidade, ética, estética, saúde e o futuro do humano”, implica amplo leque de questões particularmente relevantes no atual contexto científico, social e político no país. Estes são pertinentes com o intuito se promover debates profícuos nos eixos temáticos a serem trabalhados, que podem auxiliar na chamada revitalização de conceitos-chave, tais como saúde pública, gestão ambiental, vulnerabilidade social, cidades sustentáveis, materiais e processos verdes, bioética, estética e tópicos relacionados.

Os organizadores e os participantes deste evento internacional esperam vivamente, a partir do ambiente que tem caracterizado as edições anteriores, que as exposições e os debates proporcionados pelos conferencistas, pelos expositores das mesas-redondas, das comunicações, dos pôsteres e intervenções artísticas se transformem em novos projetos de pesquisas, em divulgação de conhecimentos científicos por meio de palestras e publicações, bem como em propostas de mudanças sociais e educacionais.

O evento também será uma oportunidade de aproximação para jovens cientistas que estão em busca de oportunidades de estudo e pesquisa na Alemanha. Neste sentido, o DWIH-SP, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG), a Sociedade Fraunhofer e o Consulado da Alemanha realizarão sessões de apresentação sobre os programas de estudo e bolsas disponíveis.

Para mais informações sobre o Humboldt Kolleg 2016, clique aqui.

Membros