DWIH-SP de Portas Abertas

O DWIH-SP é (co)organizador deste evento

Data: 
07/10/2016 
Local: 
São Paulo 
Organizador: 
DWIH-SP, Consulado Geral da Alemanha em São Paulo 

Em 7 de outubro, o Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo (DWIH-SP) promoverá um dia de portas abertas.  Na ocasião, será realizada uma série de atividades para os interessados em conhecer melhor a instituição e se informar sobre possibilidades de estudo e pesquisa na Alemanha. O dia de portas abertas integra a programação das Jornadas Alemãs, uma semana de eventos idealizada pelo Consulado Geral da Alemanha em São Paulo para celebrar os 26 anos da Reunificação Alemã.

No período da manhã, será apresentado o projeto senseBox, iniciativa que distribuirá em escolas e instituições alemãs de São Paulo  dispositivos capazes de medir e reunir dados ambientais, como barulho, poluição do ar, radiação ultravioleta e intensidade da iluminação. Esse medidor, chamado senseBox, foi desenvolvido por geo-informáticos da Westfälische Wilhelms-Universität Münster (WWU Münster), com apoio do Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF). Os resultados das medições em São Paulo serão divulgados em novembro, no 5º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência Pesquisa e Inovação.

Em sequência, será realizada uma série de breves palestras com representantes de universidades e de instituições alemãs de fomento à pesquisa, que apresentarão ao público oportunidades de estudo e pesquisa na Alemanha, bem como os programas de bolsas disponíveis. 

Ao longo do dia, os visitantes ainda poderão prestigiar a exposição NanoArt, um projeto realizado em colaboração com a Universität Duisburg-Essen, e assistir a uma palestra sobre nanotecnologia, proferida pelo Prof. Dr. Christiano Luis Pinto de Oliveira, do Departamento de Física Experimental da USP.

O evento acontecerá das 10h30 às 17h e é gratuito. Faça aqui sua inscrição: http://bit.ly/2dcfBI9  

Programação:

10h30 Abertura
- Lançamento da exposição NanoArt, do Center for Nanointegration Duisburg-Essen
- Lançamento do projeto senseBox, da WWU Münster
- Pré-lançamento do 5º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação

 11h30 Palestras:
- 11h30 Apresentação Universidade de Münster (WWU)          
- 11h45 Apresentação Universidade de Berlin (FU)      
- 12h Apresentação Universidade Técnica de Munique (TUM)

12h30 Intervalo

14h Palestras:
- 14h Apresentação DAAD - Estudar na Alemanha          
- 14h15 Apresentação DFG - Possibilidades de fomento
- 14h30 Apresentação Aliança Universitária da Regiao do Ruhr (UA Ruhr)

15h Palestra "Escala nanométrica: há muito espaço lá embaixo", com Prof. Dr. Cristiano Oliveira - Local: Club Transatlântico

16h Coffee-Break no DWIH-SP


Oferecerão palestras as seguintes instituições: Freie Universität Berlin (FU Berlin), Universidade Técnica de Munique (TUM), Westfälische Wilhelms-Universität Münster (WWU Münster), Aliança Universitária da Região do Ruhr (UA Ruhr), Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) e Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). 
 



Endereço: 
R. Verbo Divino, 1488 - Térreo, Chácara Santo Antônio
CEP: 04719-904
São Paulo – SP

Membros