Alemanha - Ministérios

O governo federal da Alemanha financia 38 institutos de pesquisa, que são de responsabilidade dos ministérios federais.  Trata-se de institutos de pesquisa departamental, sempre diretamente relacionados aos campos de atividade do ministério. A principal tarefa desses institutos é apoiar as atividades do respectivo ministério e oferecer bases científicas para a execução de projetos. Conheça abaixo alguns dos ministérios que mantêm relações estreitas com o incentivo à ciência e à inovação.
 

Ministério Federal das Relações Externas (AA)

A Alemanha é um dos países do mundo que mais promove o desenvolvimento de pesquisas. O investimento em ciência e inovação faz parte da política externa do governo federal do país. Uma atenção especial tem sido dada pelo Ministério das Relações Externas às cooperações internacionais, que elaboram tecnologias e estratégias conjuntas para enfrentar os variados desafios globais, tais como as alterações climáticas e a eficiência energética.

Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF)

Entre os principais objetivos do Ministério de Educação e Pesquisa estão fortalecer a Alemanha como país referência em pesquisa, promover jovens talentos e intensificar o intercâmbio internacional de trainees, estudantes e cientistas.  Com sua “Estratégia High-Tech”, o Ministério está abrindo caminho para o desenvolvimento de tecnologias pioneiras e encurtando distâncias entre os resultados de pesquisas e o produto final. Ela reforça a posição da Alemanha como uma nação líder no desenvolvimento industrial e no comércio mundial, na medida em que procura encontrar respostas criativas para os urgentes desafios da atualidade, tais como o desenvolvimento sustentável urbano, a energia, o meio ambiente, a medicina individualizada e  a sociedade digital. Também com a finalidade de fazer o país ocupar uma posição de liderança mundial em inovação, a “Nova Estratégia High-Tech” é baseada em seis pilares: Economia e Sociedade Digital; Economia Sustentável e Energia; Ambiente de Trabalho Inovador; Vida Saudável; Mobilidade Inteligente; Segurança Civil.


Ministério Federal da Alimentação e Agricultura (BMEL)

O Ministério da Alimentação e Agricultura  está atento às preocupações globais centrais, tais como a mudança climática, recursos renováveis e a disponibilidade de alimentos para a população global. Um de seus principais objetivos é proteger o meio ambiente por meio da produção agrícola sustentável, do desenvolvimento das zonas rurais e da garantia da segurança alimentar. Assim, o ministério disponibilizou,em 2013, mais de 600 milhões de euros para pesquisas sobre estes temas.

Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB)

O Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB) financia diversos projetos de pesquisa relacionados a esses setores. Um dos programas é destinado ao desenvolvimento de inovações voltadas ao meio ambiente em outros países.A proposta é criar um efeito multiplicador, que desperte todos os países parceiros para a importância de se investir em medidas de prevenção e adaptação às mudanças climáticas.

Ministério Federal de Economia e Energia (BMWi)

O investimento em pesquisa, inovação e capacitação é indispensável para manter e reforçar a competitividade das empresas. Níveis dinâmicos de inovação vão garantir o crescimento a longo prazo, a prosperidade e novos postos de trabalho. Por isso, o Ministério Federal de Economia e Energia oferece programas de financiamento para o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias e serviços nas empresas alemãs.

Leia aqui mais informações sobre a chamada do edital para projetos de Pesquisa e Desenvolvimento entre empresas brasileiras e alemãs. O programa é coordenado pelo BMWi em conjunto com a Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil.


Ministério Federal de Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ)

A cooperação para o desenvolvimento é uma política estrutural da Alemanha. Deste modo, o Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) tem como objetivo ajudar a solucionar crises e conflitos de forma pacífica, garantindo que os recursos escassos sejam partilhados, preservando o meio ambiente para as futuras gerações e reduzindo a pobreza global.


Ministério Federal da Saúde (BMG)

Todas as atividades do Ministério da Saúde da Alemanha podem ser resumidas em três pontos principais: saúde, prevenção e tratamentos de longo prazo. Por isso, o apoio a centros de pesquisa é fundamental. O Instituto Robert Koch é umas das instituições centrais  que promove a proteção contra doenças infecciosas e a análise da situação da saúde na Alemanha, atuando na área da biomedicina. A instituição combina pesquisa de risco com aconselhamento político.

Membros