Galeria

  • Com o apoio do DWIH-SP, São Paulo sediou o Túnel da Ciência, da Sociedade Max Planck. Parte da programação da Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014, a exposição recebeu mais de 39 mil visitantes.
  • A Alemanha conta com cerca de 2,5 milhões de estudantes de ensino superior. Deste total, mais de 280 mil (cerca de 11%) são estrangeiros.
  • O DAAD é a maior organização promotora de intercâmbio acadêmico e científico do mundo. Em 2013, foram financiadas mais de 120 mil pessoas, incluindo 50 mil estrangeiros.
  • A Fraunhofer é a maior organização de pesquisa aplicada na Europa. Suas atividades são conduzidas por 80 unidades de pesquisa, incluindo 66 institutos na Alemanha. Acima, o Fraunhofer-Institut für Lasertechnik.
  • A exposição "Future Ocean" visitou cinco cidades brasileiras, apresentando resultados de pesquisas oceanográficas de cientistas de Kiel, na Alemanha.

Calendário Científico

25/04/2015 a 29/04/2015 - Cuiabá - MT
O tema deste ano é "Creating sustainable partnerships through an equitable internationalization". O DAAD, a Freie Universität Berlin e a Technische Universität München farão parte da programação de palestras. O DAAD também participará das sessões de Matchmaking, voltadas para estudantes interessados em estudar na Alemanha.

Oportunidades

B.BICE+ financiará a viagem de um representante de instituição brasileira ou europeia para uma visita de intercâmbio a uma instituição parceira. O público-alvo é especialmente representantes de organizações de inovação.
B.BICE+ financiará viagens para interessados em participar de eventos científicos internacionais, com o objetivo de promover os resultados de projetos colaborativos entre União Europeia e Brasil.
O programa Ciência sem Fronteiras recebe até 23 de abril inscrições de interessados em realizar doutorado ou pós-doutorado na Alemanha. Há bolsas de estudos para doutorado pleno, doutorado sanduíche e pós-doutorado.

Notícias

03/04/2015 - 14:22
A Plataforma Transatlântica para Ciências Sociais e Humanas, formada pela FAPESP e outras 11 agências de fomento das Américas e da Europa, deu início em janeiro a uma série de workshops para identificar oportunidades de cooperação entre os continentes e novas direções para projetos multilaterais. A Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) integra a iniciativa.
31/03/2015 - 10:15
O Prof. Martin Lames, diretor da cátedra de Ciências do Treino e Informática do Esporte na Universidade Técnica de Munique (TUM), esteve no Brasil de 16 a 26 de março para estabelecer cooperações na área de informática do esporte e conversar pessoalmente com possíveis parceiros. Lames é também presidente da International Association of Computer Science in Sport (IACS).
02/03/2015 - 12:08
A Fundação Alexander von Humboldt promoveu, de 26 a 28 de fevereiro, em São Paulo o colóquio “Research Excellence in a Globalised World – Experiences and Challenges from a Brazilian-German Perspective”. Martina Schulze, presidente do conselho diretor do DWIH-SP e diretora do DAAD no Brasil, participou do painel de encerramento. A fundação é membro especial do DWIH-SP.
05/02/2015 - 12:44
Aldo Rebelo e Dirk Brengelmann conversaram sobre as consultas intergovernamentais que reunirão a presidenta Dilma Rousseff e a chanceler Angela Merkel em agosto no Brasil.

Depoimentos